Page 30 - Boletim 2023 - Escola Letra Freudiana
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Núcleo de Investigação Clínica: Han$


                                         "…as manifestações sexuais da infância nos
                                         revelariam provavelmente os traços essenciais
                                         da pulsão sexual..." (Freud, "Três ensaios...")
                                         “Quando  digo  não  há  relação  sexual,
                                         formulo,  muito  precisamente,  esta
                                         verdade:  que  o  sexo  não  define  relação
                                         alguma  no  ser  falante.”  (Lacan,  Ou  Pire)

                  “O sexo é um dizer” é uma  afi rmação de Lacan do fi nal de sua
            teorização, que remete ao real do sexo. Como pensar essa questão nodal
            da psicanálise, na experiência analítica com crianças? Como aborda-la
            numa investigação no Núcleo?
                  A criança, perante o enigma despertado pela diferença sexual, e na
            procura de resolvê-lo, articula respostas que se sustentam no desmentido
            da castração, quer dizer, na crença infantil da universalidade do pênis que
            lemos em Hans.
                  É a partir do encontro com a falta que se determina a posição
            sexual do sujeito, à margem do sexo, do qual não há representante no
            inconsciente.
                     Lacan, com a escrita dos três registros da experiência analítica
            torna  possível  distinguir  e  enodar  o  falo  simbólico  e  seu  correlato  à
            castração, com as confi gurações imaginárias através das quais o sujeito
            responde à incidência do real do sexo.
                  A  articulação  do  dispositivo  analítico  não  depende  de  um
            desenvolvimento, mas sim de uma estrutura, que é do signifi cante, na
            qual a criança está imersa desde antes de seu nascimento, na qual ela se
            humaniza, podendo vir a se posicionar como ser sexuado.
                  No entanto, é preciso continuar a investigação que Freud iniciou pela
            via do signifi cante: o que se passa quando uma criança se nomeia trans?
                  Os encontros de trabalho do ‘Núcleo’, composto por membros e
            participantes da Escola, acontecem quinzenalmente.
                  O que se recolhe desses pequenos coletivos é apresentado no
            marco da Escola, para todos aqueles que se interessem pelas questões
            cruciais da psicanálise, na terceira quarta-feira de cada mês, às 10h30.

            3ªf  10h30     Cristiane Laquintinie Amaral
            4ªf  09h       Iara Barros
            5ªf  19h       Vera Vinheiro
            6ªf  09h       Ana Claudia Vieira Vaz (Niterói/RJ)
            6ªf  09h30     María José Estevez Acuña



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